domingo, 18 de julho de 2010

Renda Irlandesa - Patrimônio Cultural do Brasil!

A técnica, como outras, veio para o Brasil há muito tempo no início do século 20. Apesar do nome sugerir que veio da Irlanda, na verdade surgiu na Italia. O programa Ação da Rede Globo que foi ao ar ontem de manhã cedo, entre outras coisas, falou do trabalho da Associação das Rendeiras da cidade Divna Pastora que fica no interior do Sergipe e que se dedicam ao bordado com esta técnica, veja o video do programa clicando aqui. Além do bordado ser super interessante, o que mais chamou a minha atenção foi o fato desta associação fundada em 2000 ter sido resultado da ação da ex-primeira dama do Brasil, Ruth Cardoso, que entre suas várias funções e ações sociais durante o governo do marido, uma delas foi a de resgatar todo o artesanato do país. Essa mulher realmente tinha visão. As artesãs de Divina Pastora atingiram um nível de excelência. E em 2008, a renda irlandesa foi considerada patrimônio cultural do Brasil. Não deixe de assistir a matéria.

Guirlanda de Abóboras - Para o Halloween!
Pois é, esta festa ainda está pegando aqui no Brasil, mas se você quiser entrar no clima, nada como enfeitar a casa com algumas peças. Achei esta guirlanda muito simples e rápida, sugestão dada pelo blog site O Artesanato, clique aqui. As abóboras podem ser de plástico, ou até mesmo serem feitas de tecido a partir de fuxicões.

Culinária Francesa - Quiche Lorraine!
Quem já comeu, sabe como esta receita é deliciosa e não muito complicada. E eu adoro quiche Lorraine. Em seu programa Heavens Kitchen ontem (canal Record News, 09:30hs), Heaven deu destaque à cozinha francesa, com 3 pratos muito conhecidos: o quiche, o Tartiflette, e a sobremesa Creme Brullée. O vídeo do programa já está no site, em 2 partes, clique aqui. O video do Creme Brullée você confere no Youtube, clique aqui. As receitas, conforme abaixo. Não deixe de conferir os programas sobre a Itália e a Grécia também.
. Quiche Lorraine, aqui;
. Tartiflette, aqui;
. Creme Brullée, aqui.

Culinária - Molho de Tomate: Como Fazer e Congelar!
Quinta passada, dia 15/07, o telejornal da Globo SPTV 1a edição (telejornal de São Paulo, às 12hs), apresentou matéria com video sobre como preparar em casa molho de tomate e depois como congelar, clique aqui. Agora que o tomate está bem barato, nada melhor que economizar tempo e dinheiro para ter molho pronto e gostoso sem consevantes sempre à mão.

Culinária - Palmirinha Pensa Em Aposentadoria Este Ano!
Pois é, a gente já se acostumou às receitas dela, durante a semana por volta da 13:10hs. Conforme matéria no Terra de 08/07, clique aqui, a nossa Palmirinha que já está perto de completar, está pensando em seu aposentar. Nada mais justo para quem já trabalhou muito e muito duro na vida. Adoro a Palmirinha e suas receitas, tenho vários cadernos, mas ultimamente confesso que não tenho assistido mais, pois apesar da Palmirinha, acho o programa dela muito mal aprovetado. O programa tem duração de 50 minutos, a maior duração de um programa de culinária na tv (até onde sei), as receitas são simples e fáceis de se fazer, mas acabam ficando no prejuízo com tanto merchand/propaganda interrompendo o andamento da receita que na maioria das vezes não são terminadas. Eu quero ver um programa de culinária, não um programa de merchand. Infelizmente em seu programa as receitas deixaram de ser a estrela principal.

Como Pesquisar Imagens no Google!
As meninas do Banana Craft são mesmo uns amores e com um post especialmente dedicado à este assunto, dão dicas de como devemos fazer para procurar e achar aquilo que realmente queremos, clique aqui.

Etiqueta - Como Se Comportar Numa Viagem de Avião!
No programa Mais Você desa última quinta, dia 15/07, foi apresentada matéria muito boa sobre o assunto, clique aqui e assista o vídeo e confira as dicas para não pagar mico numa viagem de avião.

Nenhum comentário: