segunda-feira, 26 de julho de 2010

Bordado de Flor Feito com Ponto Atrás ou Alinhavo!

(foto detalhe feito por mim à partir da foto do bordado flor ponto atrás do blog Joaninha)

Ainda sobre o bordado que mencionei ontem, a primeira vez que vi essa idéia foi no Blog da Joaninha em sua postagem de 27/07/2009, feito numa toalha de bandeja ou jogo americano com o aproveitamento de restos de linhas coloridas, clique aqui, resultando num trabalho colorido, alegre, diferente. Depois clique nas 2 fotos para ver o trabalho em tamanho maior. Em seu post de 03/08 a Joaninha colocou o risco da flor bordada em preto para que possamos visualizar melhor os detalhes, clique aqui.

Bordado - Projeto do Sebrae Garante Renda para Artesãs no Interior do Alagoas!
O programa Pequenas Empresas Grandes Negócios de ontem (todos os domingos às 07:30hs na Rede Globo) apresentou matéria sobre um grupo de artesãs do municipio alagoano Paulo Jacinto que participam do Projeto Cadeia Produtiva, fazendo trabalhos em chita como bolsas, fuxicos e outros, e até já tem sua marca própria: Da Chita ao Chique. Assista ao vídeo clicando aqui.

Culinária - A Tradicional Sopa de Cebola do CEASA Está de Volta!
Quem mora aqui em Sampa já ouviu falar na tradicional sopa de cebola feita durante todo o inverno lá no CEASA. Em matéria publicada no Caderno Comida do jornal Folha de S.Paulo de 23/07, clique aqui, temos o vídeo de como fazê-la e a receita desta sopa. Caso a página não abra, transcrevo abaixo a receita:
Para 6 porções:
. 5 cebolas grandes cortada em meia lua bem fininha. 2 talos de alho-poró picadinhos. 2 colheres de sopa de farinha de trigo. 200g de manteiga sem sal. 2,5 litros de caldo leve de carne (não muito concentrado) ou frango já fervendo numa panela à parte. Um amarrado de ervas (alho-poró, salsinha, tomilho, folhas de louro). Seis colheres de sopa de cebolinha picada. Seis fatias de pão Rústico (italiano ou português)
. 200g de queijo gruyère ou ementhal ralado grosso. Sal e Pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo
. Derreta a manteiga em uma panela de fundo grosso, acrescente a cebola picada bem fininha e refogue longamente. Essa é a parte mais importante da receita para o prato ganhar cor e sabor.
. Siga mexendo sempre até que a cebola ganhe um aspecto caramelizado --deve levar cerca de 15 a 20 minutos, dependendo da intensidade do fogo. No meio desse processo, acrescente o alho-poró.
. Passado esse tempo, um caldinho caramelado deve ter se formado no fundo da panela. Acrescente a farinha e mexa dissolvendo bem, depois adicione o caldo de carne e o amarrado de ervas. Tempere com pimenta-do-reino e deixar ferver por cerca de 20 minutos.
. Retire o amarrado de ervas, adicione sal a gosto (cuidado, pois o queijo já é salgado!) e coloque a sopa em seis tigelas que possam ir ao forno.
. Cubra com uma fatia de pão rústico (como italiano ou português), com algumas cebolas da sopa e queijo gruyère ou emmenthal por cima.
. Por fim, leve ao forno a 180o até gratinar. Na hora de servir, salpique com cebolinha picada.

Nenhum comentário: