sábado, 11 de setembro de 2010

Crochê - Almofadas Coloridas!

(foto de almofadas do blog da Vani)

Gostei muito do resultado das almofadas em crochê feitas pela dona do blog da Vani, clique aqui, um trabalho mais elaborado em seu centro com uma roseta pequena que depois ganhas folhas mais trabalhadas, e depois com a singela do ponto alto com correntinhas termina em belo quadrado. Faça cada uma cor diferente e voilá, um belo trabalho para receber a primavera. Clique em cada foto para ver em tamanho maior.

Culinária Sertaneja - Orelha de Pau!
Na última quinta, dia 09/09 esteve no Mulheres da Cátia Fonseca (Rede Gazeta) a culinarista Ana Maria Dantas Suassuna que foi entrevistada sobre o lançamento de seu livro Gastronomia Sertaneja, e ainda preparou uma de suas receitas, a Orelha de Pau, uma espécie de crepe ou panqueca doce mais encorpada feita com fubá, clique aqui. Mas como o site do programa estava off line esta manhã, transcrevo a receita abaixo:

Ingredientes: 1 ½ xícara (chá) de fubá de milho; 3 ovos; 1 pitada de sal; 1/2 xícara (chá) de açúcar; 2 colheres (sopa) de farinha de trigo; 1 colher (sobremesa) de fermento; 1/2 xícara (chá) de leite; manteiga ou banha de porco para untar a frigideira à cada fritada.

Modo de fazer: Umedecer e peneirar o fubá de milho previamente. Bater as claras em neve, juntar as gemas, o sal e o açúcar. Bater muito bem. Misturar o fubá, a farinha de trigo e o fermento peneirados, junte aos ovos, alternando com o leite. Esquentar em uma frigideira um pouco de manteiga ou banha de porco e colocar ½ concha da massa para fritar. Tampar a frigideira, esperar um pouco e virar a massa para assar do lado oposto. Retirar do fogo, escorrer a gordura. Servir quente.

Sobre o livro, pesquisei no site das Lojas Saraiva e o livro já está à venda, é caro, no valor de 149 reais, da editora Melhoramentos. Neste livro Ana Rita recompõe, relaciona e registra, com o máximo de fidelidade possível, tudo o que achou significativo para entender como as pessoas se alimentavam no sertão, desde a sua infância: como os alimentos eram produzidos ou obtidos; em que condições eles eram preparados, como eram as cozinhas, equipamentos e quais apetrechos existiam. Ela inclui também um utilíssimo glossário de termos regionais para ajudar na compreensão de algumas especificidades de terminologia para os alimentos. Assim, conversada e fundamentada, aparece a gastronomia que era e, em muitos casos, ainda é praticada pelas mãos de gente simples, crédula, forte e obstinada do alto sertão pernambucano. A comida que em grande parte e elaborada "no olho" e transmitida mais pela tradição oral do que por receitas escritas. As mais de 100 receitas de Ana Rita são ricas em variedade e informação, e em sua maioria de fácil elaboração. Usam ingredientes locais na quase totalidade; por elas, pode-se conhecer a comida simples e autêntica do sertanejo. A maioria pode ser reproduzida sem modificações; outras se adaptam perfeitamente a equipamentos, procedimentos atualizados e ingredientes industrializados. Algumas exigem ingredientes mais regionais, daqueles que se acha em entrepostos ou nichos regionais dos grandes supermercados.

Maquiagem com Cores Neon!
Também na quinta feira, dia 09/09, esteve no Mais Você o famoso maquiador Duda Molinos que veio mostrar como usar a maquiagem em tons neon que deve fazer sucesso para aquelas mais descoladas neste próximo primavera/verão, clique aqui. Mas se você não se empolga com esses modismos e quer uma aula de uma boa maquiagem mais clássica, então não deixe de conferir o vídeo que ele fez para os internautas do programa, clique aqui.

Festival Revelando São Paulo!
Começou ontem e vai se encerrar no próximo dia 19/09 no Parque do Trote este festival que vai reunir vários grupos de folclore de diversas cidades do estado de São Paulo, sem falar também dos grupos de artesanato e de culinária dessas cidades, vale muito a pena visitar (veja como chegar em meu post de 09/09). O Bom Dia São Paulo de ontem fez uma matéria à respeito, clique aqui. E este festival também será matéria no Antena Paulista de amanhã de manhã. Acompanhe também o festival pela sua página no Twitter, clique aqui. A entrada é gratuita.

Nenhum comentário: