terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Natal - Decoração Rápida!

(fotos do copo do vídeo do Jornal Hoje e da Guirlanda, do site da Purafibra
. Para a Mesa de Natal: E Barata .... isso mesmo ..... você não teve tempo e dinheiro para comprar um monte de objetos para decorar as mesas da ceia e do almoço de Natal, mas com o que tem em casa mais algumas coisinhas das lojas de R$ 1,99 você num instantinho dá jeito na situação com muito charme e criatividade. As sugestões foram dadas semana passada no Jornal Hoje pela artesã Leila Leite, clique aqui e mãos à obra. E o melhor, é que essas idéias poderão ser usadas também para o Ano Novo, apenas substituindo o tom dourado pelo tom prateado.
. E Para a Porta de Entrada?: Ainda dá tempo de fazer uma guirlanda se você tiver um bastidor de madeira e lãs nas cores natalinas. Eu recebi ontem a newsletter da Purafibra com esta idéia e amei. Então escrevi de volta e pedi à eles que colocassem no site para que pudesse dividir com vocês. Obrigada Sandra, valeu! Muito bacana esta sugestão para uma guilanda rápida e muito charmosa, clique aqui. Gente, em tempo, não deixe de fazer um tour completo pelo site, tem muita coisa bacana.

Natal - Lenços e Xales de Crochê!
Você ainda não desvendou os mistérios do Ponto Segredo? Essa talvez seja a sua última chance .... rs .... tô brincando. A Vitória Quintal esteve semana passada no Sabor de Vida ensinando à fazer xales e lenços com este ponto, clique aqui. Portanto, se você esqueceu de comprar alguma lembrancinha ou presente, aí está a oportunidade para um ótimo BBBR (bom, bonito, barato, Rápido) e na moda.

Natal - Vamos Embrulhar os Presentes com Furoshiki!
Pois é, nada como ser diferente e criativo e acabar se destacando entre os amigos e familiares pela beleza, cuidado e criatividade até mesmo na hora de embrulhar os presentes. A Letícia Yabiku também esteve na semana passada no Sabor de Vida dando dicas de como embrulhar os presentes em bonitos tecidos, clique aqui. Além do presente dentro, o tecido que irá o embrulhar acaba virando outro presente também.

Natal - Culinária!
Semana retrasada assisti uma aula de culinária da Gomes da Costa que amei pois tinha muitas dicas das quais quero destacar as 3 receitas abaixo que provei e aprovei, são uma dilícia:

Chantily de Limão!
. 2 colheres (sopa) de suco de limão
. 1 xícara (chá) creme de leite fresco gelado
. sal à gosto
. raspas de limão à gosto

Numa tigela junte o suco de limão, o creme de leite e o sal. Bata com um batedor ou na batedeira até começar a encorpar (ponto de chantily mole). Junte as raspas e leve à geladeira para encorpar. Esta receita serve como patê ou até mesmo decoração de um prato salgado.

Bobó de Atum
. 400 gramas de mandioca limpa e cortada em pedaços de cerca de 2 cm
. 1,5 litro de água
. 2 colheres (sopa) de azeite
. 1 cebola grande picada
. 1 tablete de caldo de galinha
. 2 latas deatum sólido em óleo
. sal e milho de pimenta à gosto
. 1 colher (sopa) cheiro verde picado

. Cozinhe a mandioca em água fervente, por cerca de 10 minutos ou até que, espetando com um garfo na mandioca, ela esteja bem macia. Escorra e reserve a água do cozimento.
. Bata no liquidificador a mandioca com 2 xícaras da água do cozimento, até obter um creme homogêneo.
. Numa panela, aqueça o azeite e doure a cebola. Acrescente o creme de mandioca e o caldo de galinha. Cozinhe até dissolver o caldo.
. Junte o atum com seu óleo, corrija o sal e tempere com o molho de pimenta.
. Sirva bem quente, polvilhado com o cheiro verde e acompanhado de arroz branco ou arroz preparado com leite de coco.
Dica: O tempo de cozimento da mandioca vai variar de acordo com a mandioca. Para obter 400 gramas de mandioca limpa, compre cerca de 600 gramas de mandioca com casca.
Rendimento: 10 porções, tempo de preparo: 10 minutos, tempo de cozimento: 25 minutos.

Pão de Sardinha
. 1/2 xícara (chá) de leite (120 ml)
. 2 ovos;
. 1/2 xícara (chá) de óleo (120 ml)
. 1 lata de sardinha em molho de tomate
. 2 xícaras de farinha de trigo
. 1 colher (chá) de sal
. 1 cebola pequena picada
. 2 colheres (sopa) de azeitona preta picada
. 1 colher (sopa) fermento em pó
. orégano e pimenta calabresa à gosto
. nozes picadas ou gergelim para salpicar

Numa tigela junte o leite, os ovos, o óleo, a pimenta e o molho de tomate da lata de sardinha. Misture bem. Acrescente a farinha e corrija o sal. Misture novamente. Adicione a cebola, a azeitona e as sardinhas. Por fim junte o fermento. Despeje a massa numa forma de bolo inglês pequena (22 x 11 cm) untada e enfarinhada. Polvilhe orégano e nozes picadas ou gergelim por toda a superfície da massa. Asse em forno médio (180 graus) por cerca de 40 minutos. Desenforme e sirva morno ou frio. Rendimento: 10 porções, tempo de preparo de 15 minutos, tempo de cozimento: 40 minutos.

Nenhum comentário: