quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Culinária - Mais Doçuras!

(foto da Cassata de Natal do blog Bem Feitinho)

Antes de passar mais receitas, queria alertar as minhas amigas que em 22/12 postei aqui a receita de Strogonff de Chocolate como sendo da minha amiga Dona Eugênia, mas como boa amiga me avisou que aquela não era a receita dela, e sim da Palmirinha, que também não deixa de ser uma delícia. No final da dita postagem já agreguei uma observação explicando o ocorrido. Hoje posto a receita correta.

. Strogonoff de Nozes da Dona Eugênia: Numa panela coloque 1 lata de leite condensado com 6 colheres (sopa) de achocolatado, misture bem, leve ao fogo mexendo sempre até levantar fervura. Tire do fogo e deixe esfriar. Quanto estiver frio adicione 1 lata de creme de leite sem soro mais 1 caixa de creme de leite, misture bem. Se ainda estiver muito doce para o seu paladar, agregue mais 1 caixa de creme de leite. Pronto o creme, coloque nozes os castanhas do Pará picadas mais pedacinhos de chocolate. Leve para a geladeira.

. Torta Portuguesa da Dona Eugênia: Aqui ela fez uma re-leitura da torta holandesa, e ficou também muito 10. Eu também adoro.
Creme branco : 1 lata de leite condensado, 1 lata e 1/2 de leite e 2 colheres (sopa) de amido milho. Leve ao fogo baixo estes ingredientes numa panela e mexa até engrossar, mais ou menos 10 minutos. Engrossou, tire do fogo e deixe esfriar. Adicione 1 lata de creme de leite com soro já misturado. Reserve.
Use uma forma pequena de fundo falso e forre com bolacha do seu tipo preferido (Maria, Maisena ou Leite) embebedadas em um leite achocolatado ou sem embebedar. Coloque uma ou duas conchas delicadamente na base de bolachas, formando uma camada fina de creme sobre as bolachas e leve ao freezer para endurecer, dessa forma elas não irão sair do lugar. Assim que endurecer, coloque o resto do creme por cima e leve para endurecer no freezer novamente.
Creme de chocolate : Quanto o resto do creme branco endurecer, prepare um ganache de chocolate para cobrir, com 200 grs de chocolate picado na panela mais uma caixa de creme de leite, leve ao fogo baixo mexendo sempre até derreter o chocolate, não deixe ficar muito quente. Pronto este creme, cubra a torta e leve ao freezer para gelar. E voilá ... está pronta depois de 3 horas no freezer.
. Cassata de Natal: Bom o Natal já foi, mas pode-se fazer em qualquer época do ano. Esta receita tenho há anos e foi tirada de uma revista Manequim, uma receita publicado pelo Leite Leco, e advinhem de quem era a revista? ... Da minha amiga Dona Eugênia, e por muito tempo era presença constante no meu freezer (.... até ser subsituída pelo Pudim de Sorvete, já postada aqui anteriormente). Essa receita está em vários blogs e sites, mas aqui postarei o link do blog Bem Feitinho, clique aqui.

Nenhum comentário: