sábado, 17 de abril de 2010

O que a Sarah está aprontando?

(foto blog Sarah London)



Bom, não é nenhuma arte, ou é? Esta australiana está fazendo mais uma manta. Um quadrado grande por dia, cada quadrado com 10 carreiras em uma cor e mais 5 carreiras em outra, todas causando um bom efeito em suas combinações, e usando a técnica da união do um quadrado no outro tão logo se esteja na última carreira. Ótimo para aproveitar aqueles restos de lã, fácil, rápida e nada cansativa, e linda. Para quem não sabe a Austrália fica do outro lado do mundo, na Oceania, porém no hemisfério sul como o Brasil, ou seja, eles também estão no outono.
Adoro o trabalho da Sarah, ela trabalha bem usando muita cor. Confira mais aqui: http://sarahlondon.wordpress.com/





Como Fazer Bainha e Caseado em Panos de Prato e Toalhas!

(foto do Blog Falando de Crochet)

Não Sabe? Não tema ... com o blog Falando de Crochet não há problema.
Mais uma vez a Sõnia mostra como fazer isto de forma prática, com um passo à passo daqueles, como fazer uma boa bainha bem feita num pano de prato ou toalha ou qualquer outro tipo de peça, e depois disso, os segredos de como comçear um caseado daqueles. Tudo isso você confere aqui, no Falando de Crochet.

Croche, Crochê ou Crochet?
Qual destas formas é a correta em Português?
Esta dúvida tem me incomodado um pouco desde que decidi abrir o blog, razão pela qual sempre coloco nas tags das minhas postagens as 3 formas e com isso facilitar a busca dependendo de como a pessoa escreve.
Mas hoje resolvi esclarecer as coisas e saber qual a sua forma correta.
Segundo o Dicionário Online Michaellis ( http://michaelis.uol.com.br/), croche sem acento não existe. Crochê com acento circunflexo é um substantivo masculino e é uma renda ou malha que se faz com uma só agulha especial. Crochet é o nome em Francês (trés chic!).
Feito isto, continuamos com a nossa programação normal, porque há muita gente que já está habituado à escrever numa destas 3 formas, prá que complicar, né?

2 comentários:

Sônia Maria disse...

Oi, amiga!
Muito Obrigada, pela carinhosa indicação!
Estou daqui rindo da duvida quanto a forma correta de escrever o nosso antigo crochê... Essa é uma duvida que me ocorreu também... Escrevo de várias formas para não perder nenhuma pesquisa do Google rsrsrs ... Sabia que agora com as novas regras o correto é croché... Pode?
Bjs

Ivani disse...

Sobre a forma correta de se escrever crochê, ou crochet, crochê, ou crochê, parece que estamos num dilema de Hamlet, rs .... então já que é para seguir a nova ortografia, que seja, crochê, obrigada amiga;