terça-feira, 15 de maio de 2012

Segurança na Internet – Proteja-se!

Todo mundo ficou sabendo do caso das fotos roubadas do computador da atriz Carolina Dieckmann. Ela infelizmente caiu num golpe de e-mail cujo remetente passava-se por seu provedor pedindo atualização de cadastro. Todo dia nossas caixas postais são invadidas pelos e-mails querendo vender isto ou aquilo, ou mal intencionados pedindo para Você clicar num link para ver isto ou atualizar aquilo. Então resolvi deixar aqui as minhas dicas e que procuro seguir a risca para continuar sã e salva no mundo virtual:
1) Compre um bom anti-vírus: isso mesmo, o bom anti-vírus não é o gratuito e sim aquele que infelizmente custa caro, mas em compensação quando bem instalado e programado, te livra de muita coisa. Não basta apenas ter esse anti-vírus instalado, mas Você tem que atualizá-lo todo o dia (geralmente esse serviço já é programado para ser automático a cada atualização que aparece). Eu sempre que termino de usar a internet, antes de desconectar, atualizo, desconecto e rodo o anti-vírus pelo computador inteiro;
2) Se Você tem no seu PC o Outlook Express ou o Microsoft Outlook instalado (programas de e-mail), antes de baixar os e-mails, cheque os mesmos antes no Webmail, elimine todos os e-mails suspeitos e só depois disso baixe os e-mails para o seu PC;
3) Não acredite em todos os e-mails que Você recebe: banco, cartão de crédito, órgãos públicos (tipo Tribunal Regional Eleitoral, Ministério da Fazenda e outros), essas instituições não mandam e-mail, muito menos pedindo para atualizar cadastro e senhas, é tudo golpe (e se te ligarem em casa também, jamais dê qualquer informação, por mais que a pessoa jure que é do banco ou cartão, pois a distância entre o que uma pessoa dizer que é e ser realmente verdade é muito grande, você não tem um detector de mentiras no telefone). Tem também aqueles e-mails enviando boletos que Você nunca pediu e nunca ouviu falar, ou dizendo que Você está devendo no Serasa, delete imediatamente. E para aqueles mais assanhados, esqueçam os e-mails com fotos pornográficos ou até o contrário também.
4) Ta bom, Você não prestou atenção no item acima e o e-mail entrou, então não clique em nada, não clique em nenhum link, das 2 uma: entre em contato com seu provedor e peça instruções com relação ao e-mail suspeito, ou então simplesmente o delete. Não abra e-mails de pessoas desconhecidas.
5) Não seja Você o propagador de e-mails maliciosos. Muitas vezes aquelas mensagens em arquivo “pps” (Power point) com mensagens lindas e emocionantes as vezes podem vir com arquivos maliciosos. Apague-as imediatamente, não as mande para ninguém, delete-as sem piedade. Além de evitar que mais vírus se espalhem e contaminem os computadores de seus amigos, Você também evita de encher as caixas de e-mails de seus amigos com esse tipo de e-mail, porque se Você ainda não percebeu, essas mensagens são arquivos enormes que muitas vezes demoram muito para baixar. Isso é também chamado de falta de Netiqueta, ou seja, os e-mails de seus amigos são feitos para Você se comunicar e seria mais delicado de sua parte perguntar antes à eles se Você pode mandar a eles esse tipo de mensagem.
6) Não divulgue o seu e-mail à torto e à direito. Ele é um instrumento precioso para Você se comunicar de forma pessoal e de forma profissional também. Deixar o mesmo exposto em todo o canto da internet (principalmente em redes sociais, fichas cadastrais) é pedir para ser incomodado por todo o tipo de mal intencionado. E o mesmo vale para o seu telefone fixo e celular, No. de documentos pessoais, seu endereço, onde Você está no momento, se vai viajar. Sua tranqüilidade vale ouro, sua segurança mais ainda. Não divulgue sua vida na internet ou em qualquer outro lugar. Zele pela sua privacidade o mais que puder.
7) E o mais importante: Fique de olhos bem abertos naquilo que suas crianças estão vendo na internet.

Se Você achou interessante essa postagem e quiser comentar algo, fique à vontade. Espero ter podido ajudar, afinal, nós artesãs, hoje precisamos demais da internet, e nada como navegar sem ter culpa ou medo, certo? E com relação à “Netiqueta”, faça uma consulta no Google sobre o assunto e Você vai achar diversos sites falando do assunto.

Nenhum comentário: