sábado, 13 de agosto de 2011

Você Conhece a Renda Turca/Singeleza? Quer aprender?

Eu já tinha visto há muito tempo atrás uma matéria numa revista num consultório, mas acabei esquecendo de fazer uma pesquisa à respeito pela internet. O blog Vila do Artesão em sua postagem de ontem (clique aqui) trata do assunto. Esta renda que tem sua origem na Turquia, tornou-se patrimônio cultural brasileiro pelas mãos de artesãs mineiras e nordestinas que a fazem com um estilo próprio a elaboração desta renda linda que chegou ao Brasil no século 18. Tem até um vídeo mostrando como fazer.

Falso Ponto Crivo com Leila Jacob!
Sempre admirei o trabalho desta bordadeira aqui de São Paulo que participa de várias publicações com trabalhos maravilhosos. Nesta última terça, 09/08, ela esteve no Sabor de Vida, apresentando um trabalho em falso ponto crivo que ela já havia mostrado há um bom tempo atrás no Ateliê na TV e tive oportunidade de fazer. É bonito e fácil, e você poderá conferir e aprender também conferindo o vídeo, clicando aqui.

Estamos em Agosto: Tempo de Pensar no Natal!
Parece loucura mas não é, já é tarde mesmo. E sabe porque? Se você quer vender ou presentear no Natal tem que começar com antecedência para não perder vendas e ficar varando madrugadas afora para conseguir entregar as encomendas. E se esta sem inspiração, o blog Maravilhas de Crochê tem muitas idéias bacanas. Aqui posto um link para aquelas com motivos natalinos, clique aqui e delicie-se. Você também pode passear aqui pelo meu blog e ver muitas idéias bacanas em artesanato.

O que Acontece com os Programas de Artesanato?
Programas como Arte Brasil e Ateliê na TV não estão mais só apresentando artesanato. Agora também aparecem com merchandisings de produtos alimentícios e até mesmo com aulas de culinária. O Artesanato está perdendo espaço em seus próprios programas? Ou será a falta de maior investimento das empresas que fabricam materiais para a área justamente com aqueles que ajudam tanto a divulgar esse segmento? Pessoal, vale lembrar que sem divulgação nos programas específicos de TV ou revistas, as empresas não vão vender, pois todo mundo quer fazer aquele trabalho que viu na TV ou na revista. Aliás, parece que em breve vamos ter mudanças de canais para alguns programas, não que eu saiba de alguma coisa, mas esta semana Rogério Cavalli e Dotan Mayo andaram visitando a TV Aparecida.

Culinária: Broinhas Aim Karin!
No mesmo dia que a Leila Jacob se apresentou, o Padre Antonio Maria também visitou o programa Sabor de Vida e fez umas broinhas que me chamaram muito a atenção, que podem ser feitas inclusive para dar de presente num pote reciclado de vidro decorado no Natal. Como a receita ainda não estava até ontem postada no site do programa, posto abaixo a receita, e se você quiser ver o vídeo com o preparo, clique aqui.
Ingredientes: 1/2 kg de batata inglesa cozida e amassada;1/2 kg açúcar mascavo; 1/2 kg farinha de trigo; 3 ovos inteiros; 1 colher e 1/2 (sopa) fermento em pó; 50 grs nozes picadas; 50 grs uvas passas; 1 colher  (sopa) canela em pó
Modo de preparo: Numa tigela grande coloque a batata amassada e o açúcar mascavo, amasse bem com a mão que vai virar um liquido. Coloque os 03 ovos inteiros e misture bem. Agregue as frutas e misture bem. Coloque a canela, depois aos poucos a farinha e mexendo bem. Por último agregue o fermento e mexa bem. Reserve. Coloque um pouco de farinha (1 xícara) num prato fundo. Com uma colher, pegue um pouco da massa, jogue na farinha, e passe essa colherada na farinha e coloque na forma com farinha (nada de untar com manteiga ou margarina). Leve ao forno por 25 minutos à 270 graus.

Frase de Lao Tse!
“Para ganhar conhecimento, adicione coisas todos os dias. Para ganhar sabedoria, elimine coisas todos os dias”.

Nenhum comentário: