sábado, 17 de setembro de 2011

Tricô e Crochê – Colete/Bolero da Vitória Quintal!

(fotos captadas feitas por mim à partir do vídeo da aula de 09/09/11 da TV Aparecida)

Patrocinada pela Coats Corrente, a Vitória esteve na semana passada no Sabor de Vida, e apresentou uma peça super versátil e que se usa sempre quando o tempo está incerto, nem muito quente e nem muito frio. É um colete ou bolero que você pode usar na forma normal ou de ponta cabeça. No modelo rosa ela usou fio Summer porém não mencionou quantos novelos usou. Porém nas outras versões em cores diferentes, ela usou com o fio Sirena 3 novelos (165 metros cada), um outro com o fio Natural – 7 novelos (50 metros cada) e um outro no fio Destello – 3 novelos (135 metros cada). O Summer tem também 135 metros, então calculo que 3 novelos também devem dar, mas nesse caso sempre é bom comprar um a mais, pois é melhor sempre sobrar do que faltar, pois cada artesão tem um jeito mais apertado ou mais laço de fazer os trabalhos. As Agulhas utilizadas foram de tricot Nos 5,5 ou 6 e de crochê No 4 (bem grossa).

(fotos captadas feitas por mim à partir do vídeo da aula de 09/09/11 da TV Aparecida)

Vou postar aquilo que pude captar da forma de fazer da peça, me perdoem se tiver perdido alguma coisa, basta apenas checar o video da aula, clicando aqui. Fazer um quadrado de tricô ou crochê mais ou menos 20 x 20 cm. Como ela fez em tricô, colocar 47 pontos na agulha de tricô e fazer (no lado do direito) 1a, 3a, 5a e 7a carreiras: 7 sanforna 1/1, 3 trico, 1 laçada, 1 mate duplo, 1 laçada, 3 trico, 6 meia, 3 trico, 6 meia, 3 trico, 1 laçada, 1 mate duplo, 1 laçada, 3 trico, 7 sanfona 1/1;
(no lado do avesso) 2a, 4a, 6a, 8a e 10a carreiras: 7 sanfona 1/1, 3 meia, 3 trico, 3 meia, 6 trico, 3 meia, 6 trico, 3 meia, 3 trico, 3 meia, 7 sanfona 1/1. Quando chegar a 9a carreira onde começa a trança vai fazer como a 1a carreira, porém quando chegar no primeiro "6 meia" vai fazer a trança tira 3 pontos com a agulha auxiliar, faz 3 meia, volta os 3 pontos para agulha e cruzar fazendo os 3 meia. Chegando no segundo "6 meia da 1a carreira", repetir a mesma instrução com a agulha auxiliar, e encerrar conforme o resto que está na 1a carreira. Vai fazendo e medindo com a fita métrica e em si mesmo para ver como fica de altura nas costas. Quando o quadrado estiver pronto, fazer uma corrente em croche com 60 pontos de uma ponta a outra prendendo bem e corte o fio. Fazer o mesmo do outro lado. Depois fazer uma carreira circundando a peça toda com quadradinhos de correntinha, 1 ponto alto e 2 correntinhas. Depois faça mais 2 carreiras iguais à volta toda, ao todo 3 carreiras então de quadradinhos.

(fotos captadas feitas por mim à partir do vídeo da aula de 09/09/11 da TV Aparecida)

Agora fazer as cavas, começando de um lado, em crochê, agulha No. 4  ponto quadradinho até a ponta da outra cava, ou seja, não é para fazer na parte de baixo ou de cima onde fica atrás do pescoço (em volta toda). Vá fazendo carreiras sempre diminuindo quando chegar na ponta de uma das cavas, sempre parando um quadradinho antes, para formar degrauzinhos, ao todo 20 carreiras. Mas a quantidade final você define, medindo em você para ver se a altura está boa. Espero ter podido ajudar.

2 comentários:

Anônimo disse...

Por acaso vc tem a receita do bolero
Carmélia da Vitória Quintal?Já procurei no Google mas não achei.tem na revista mas como sou iniciante...

Ivani disse...

Olá amigo,
Ainda não conheço esse bolero, mas pelo que li no blog da Sandra Coatti, o mesmo saiu no novo manual de pontos da Vitória Quintal.
Obrigada por visitar o meu cantinho. bjs!