sábado, 17 de novembro de 2012

Férias Chegando – Diga Não Ao Abandono de Animais!

Estamos chegando naquele período do ano, o fim do ano, época de muitas festas (Natal e Ano Novo), onde todos ficam felizes e mais colaborativos. Época também que muitas pessoas entram de férias por causa do verão e por causa do fim das aulas. Época que costuma ser muito feliz para aqueles que querem ser felizes, mas às vezes sem medir as consequências. Uma época que também se vêem tristezas, principalmente para com aqueles que não tem como se defender, não tem como falar ou dialogar: os animais domésticos. Muita gente sem Deus no coração acha legal/bonitinho comprar um bicho de estimação (cão, gato, tartaruga, passarinho, hamster, porquinho da índia, papagaio, etc), mas quando chega a hora de fazer uma viagem longa ou quando eles ficam doentes, muitos donos não tem dó nem piedade, e se livram do bicho levando para longe de onde moram, largam nas estradas, põe para fora de casa, ou viajam sem deixar comida suficiente para eles. Ter um bicho em casa exige que a família que o está comprando/ganhando/adotando seja responsável pelo mesmo em tempo integral. E é nesta época do ano em que acontecem o maior número de abandonos de animais domésticos e silvestres. Se Você for viajar e não ficar ninguém em casa, procure alguém que possa ficar com ele (um amigo, um parente, um hotelzinho). Não seja sovina nessa hora. Não crie lágrimas naquele que sempre te fez sorrir sem nunca te cobrar nada a não ser carinho, amor e proteção. Você não gostaria que fizessem o mesmo com Você?

Então ame quem te ama. E se Você ver alguém fazendo isso, denuncie, chame a polícia, anote o número da placa do carro. Uma pessoa que abandona, explora ou aprisiona um animal em casa pode ser processado e perder a guarda do animal. A lei de proteção aos animais é a Lei Federal 9.605/98 que abrange os crimes ambientais. Segundo o artigo 32, abuso, maus-tratos e mutilação em animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos podem gerar pena de três meses a um ano de prisão, pena a ser acrescentada em caso de morte do animal.

Faz um ano em dezembro próximo que adotei o Ralph, um tótó com mais de 10 anos de idade, todo judiado, ainda com a roupa meio limpa, os olhos cheios de secreção que mal conseguia enxergar, ouvidos com infecção, uma ferida enorme no lado direito da cara, um dente canino inferior quebrado e pendurado na boca, a mandíbula inferior quebrada, uma dermatite danada, andando no meio de uma avenida super movimentada. Hoje ele está bem de saúde, tem seus problemas que são cuidados, mas é todo alegria e carinho pela casa.

Por favor, se Você ama os animais, divulgue essa mensagem pelos blogs e redes sociais, faça a sua parte.

Vamos tentar conscientizar aquelas pessoas sem noção. Diga Não ao Abandono de Animais!

Se Você gostou deste post e quiser comentar, fique à vontade, o intuito é criar a conscientização!

Nenhum comentário: