quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Culinária - Deixe o Arroz de Molho!

Muita gente não sabe, mas esta técnica dá um resultado fantástico e o arroz rende muito mais. Sempre uso arroz parbolizado e fazia sempre da forma tradicional. Até que em uma das aulas de culinária com a Clair Saraiva, aprendi esta nova forma. Sempre que quero ter arroz para a hora do almoço ou da janta, deixo 2 xícaras de arroz de molho em bastante água por 3 a 4 horas. Na hora da preparação ele quase triplicou de tamanho. Escorro bem, e refogo com bastante alho picado (7 dentes) e 2 colheres de sopa de oléo. Depois de um leve refogado, acrescento a agua fria para o cozimento. Mas aqui está outro pulo do gato para o arroz não desandar. Normalmente, para cada xícara de arroz crú equivale 2 xícaras de água. Neste caso, como o arroz já sofreu uma primeira hidratação, ao invés de 4 xícaras, coloco apenas 3 de água fria. É isso mesmo, água fria. Comece com fogo alto e a hora que água começar a ferver, abaixe o fogo para ele continuar o cozimento de forma lenta. A hora que a água secar, desligue o fogo e deixe finalizar o cozimento com a panela tampada. Ele ficará soltinho e renderá muito mais do que na forma tradicional. Experimente e verá.

Qual a diferença entre sorbet e sorvete?
Outro dia postei aqui uma receita de sorbet, uma sobremesa gelada. Mas muita gente deve ter se perguntado se não era sorvete a forma correta de se chamar a sobremesa. E é sobert mesmo, por que tem características diferentes do sorvete. Segundo o blog Nutrição, Vida e Saúde, clique aqui, o Sorbet não leva gordura, tem como base o açúcar com suco de frutas e pode ou não ter bebida alcoólica em sua composição, razão pela qual fica com uma consistência mais fina que a do sorvete de massa que é preparado com produtos à base de leite, aromatizantes, corantes, agente estabilizante para dar textura e tornar o produto resistente.

Bordado - Crivo Siciliano com Leila Jacob!
Foi ontem a apresentação desta técnica pela Leila Jacob no Ateliê na TV, clique aqui para assistir ao video.

2 comentários:

Casa de Lola disse...

Oi Ivani,
amiga muito obrigada por citar meu blog no outro post, vc me deixou muito feliz. Queria saber se com relação ao arroz, pode-se usar essa técnica com o arroz comum, ou é só com o parbolizado?
Beijos
Lola BH

Ivani disse...

Oi Lola querida
Obrigada de novo pela visita você também. Eu só uso o arroz parbolizado porque não me acerto com o arroz comum (conhecido como tipo 1). Nunca experimentei com esse arroz, acredito que também dê certo, mas só mesmo fazendo um teste. Cada pessoa tem uma mão e você vai testando até que dê o resultado esperado. Bjs mil, Ivani!