quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Moda - Branquinho Básico Para o Reveillon!

Gente, não basta ter um pretinho básico no nosso guarda roupa, mas um branquinho também é fundamental para o nosso verão. Não precisa ser chique e cheio de coisas, basta ser simples e deixar a sua criatividade trabalhar com os acessórios e customização, e você nunca repetirá um look. Adorei a matéria dada no Mais Você ontem, clique aqui e veja que tudo o que você precisa pode já estar no seu guarda roupa. E lembre-se, que menos é sempre mais!

Crochê - Uma Manta Com Corações!
Adorei a sugestão dada pela Sandra Coatti em seu blog Sandra Crochê, feita em barbante ficou muito linda, clique aqui e confira o passo a passo.

Culinária - Mais Doçuras e Gostosuras!
Então amanhã termina 2010 e lá vamos nós de novo pensar no que fazer de ceia para celebrar a chegada de 2011. Vamos às sugestões:
. Suflé de Bacalhau - Outra receita dada no Sabor de Vida ontem, para a ceia, clique aqui e confira;
. Rabanadas - Receita tradiconal tanto no Natal como Ano Novo, mas aqui em casa a gente sempre faz, independente da época. Clique aqui para ver as várias sugestões dadas pela Palmirinha quando estava à frente do TV Culinária;
. Torta de Abacaxi com Nozes - Uma receita bem doce e diferente de sobremesa, dada hoje no Sabor de Vida, clique aqui;
. Pavetone - Essa deve ser de matar, dada hoje no Mais Você, geladinha, deve ser daquelas do tipo "posso repetir?", clique aqui e reflita;
. Petit Gateau de Chocolate - A receita postada no Cybercook foi feita pela minha sobrinha no Natal e ficou 10, é prática, rápida e gostosa, clique aqui.

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Culinária - Mais Doçuras!

(foto da Cassata de Natal do blog Bem Feitinho)

Antes de passar mais receitas, queria alertar as minhas amigas que em 22/12 postei aqui a receita de Strogonff de Chocolate como sendo da minha amiga Dona Eugênia, mas como boa amiga me avisou que aquela não era a receita dela, e sim da Palmirinha, que também não deixa de ser uma delícia. No final da dita postagem já agreguei uma observação explicando o ocorrido. Hoje posto a receita correta.

. Strogonoff de Nozes da Dona Eugênia: Numa panela coloque 1 lata de leite condensado com 6 colheres (sopa) de achocolatado, misture bem, leve ao fogo mexendo sempre até levantar fervura. Tire do fogo e deixe esfriar. Quanto estiver frio adicione 1 lata de creme de leite sem soro mais 1 caixa de creme de leite, misture bem. Se ainda estiver muito doce para o seu paladar, agregue mais 1 caixa de creme de leite. Pronto o creme, coloque nozes os castanhas do Pará picadas mais pedacinhos de chocolate. Leve para a geladeira.

. Torta Portuguesa da Dona Eugênia: Aqui ela fez uma re-leitura da torta holandesa, e ficou também muito 10. Eu também adoro.
Creme branco : 1 lata de leite condensado, 1 lata e 1/2 de leite e 2 colheres (sopa) de amido milho. Leve ao fogo baixo estes ingredientes numa panela e mexa até engrossar, mais ou menos 10 minutos. Engrossou, tire do fogo e deixe esfriar. Adicione 1 lata de creme de leite com soro já misturado. Reserve.
Use uma forma pequena de fundo falso e forre com bolacha do seu tipo preferido (Maria, Maisena ou Leite) embebedadas em um leite achocolatado ou sem embebedar. Coloque uma ou duas conchas delicadamente na base de bolachas, formando uma camada fina de creme sobre as bolachas e leve ao freezer para endurecer, dessa forma elas não irão sair do lugar. Assim que endurecer, coloque o resto do creme por cima e leve para endurecer no freezer novamente.
Creme de chocolate : Quanto o resto do creme branco endurecer, prepare um ganache de chocolate para cobrir, com 200 grs de chocolate picado na panela mais uma caixa de creme de leite, leve ao fogo baixo mexendo sempre até derreter o chocolate, não deixe ficar muito quente. Pronto este creme, cubra a torta e leve ao freezer para gelar. E voilá ... está pronta depois de 3 horas no freezer.
. Cassata de Natal: Bom o Natal já foi, mas pode-se fazer em qualquer época do ano. Esta receita tenho há anos e foi tirada de uma revista Manequim, uma receita publicado pelo Leite Leco, e advinhem de quem era a revista? ... Da minha amiga Dona Eugênia, e por muito tempo era presença constante no meu freezer (.... até ser subsituída pelo Pudim de Sorvete, já postada aqui anteriormente). Essa receita está em vários blogs e sites, mas aqui postarei o link do blog Bem Feitinho, clique aqui.

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Bordado - Tecido Xadrez!

(foto montagem feita a partir das fotos postadas do blog Arte by Cachopa)

Que tal aproveitar as férias e aprender esta técnica? O blog Arte by Cachopa tem postado uma série de trabalhos achados em revistas, clique aqui. Ao final da primeria página, clique em postagens anteriores para ir para a próxima página. Lá você mais alguns trabalhos e também diversos passo a passo desse bordado. Em tempo, aproveite a hora para fazer aquele tour completo pelo blog.

Trabalhos Manuais - Vamos Alongar os Dedos?
Estamos de férias, mas logo que acabarem as festas muita gente estará pondo para trabalhar os dedinhos nervosos, ou para aprender coisas ou para já começar a preparar o seu estoque de trabalhos para a venda. Mas não devemos esquecer que mãos e seus dedos precisam também de cuidados para desenvolver todos os projetos que temos em mente e se manterem saudáveis e bonitas. Adorei as dicas postadas no blog da Lili Biancardi, clique aqui para Alongamento ! e clique aqui para Alongamento II.

Tricô - Encontro das Tricoteiras Solidárias!
As meninas do Tricoteiras Solidárias já estão com data marcada para o primeiro encontro de 2011 que irá realizar-se no próximo dia 08/11, sábado, clique aqui e confira todos os detalhes para participar.

Costura - Bolsa Para Transportar Nossos Bichinhos!
Ferias é para aproveitar os momentos junto com a nossa família e também com os nosso bichinhos. Estes últimos, as vezes a gente quer transportar de forma mais confortável, e a sugestão dada pelo Bem Simples para confecção de bolsa prática e rápida, leva em consideração também o tamanho do seu bichinho. Clique aqui parra conferir os moldes e a forma de fazer.

Culinária - Por Um Mundo Mais Doce!
Pois é, não é que 2010 tenha sido "salgado", afinal precisamos também ter o inverso do açúcar. Mas que um dodinho sempre faz bem, lá isso faz. E para satisfazer as minhas clotides e o meu jeito formiga de ser, seguem algumas dicas mais.
. Bolo Bombom - dado no Sabor de Vida, clique aqui;
. Gelado de Requeijão e Goiabada - dado hoje no Mais Você, clique aqui;

Cuinária - Fazer Bolo É Um Bom Negócio!
Muito boa a matéria apresentada pelo Programa Pequenas Empresas Grandes Negócios deste ultimo domingo, dia 26/12, clique aqui para assistir e quem sabe te ajudar a dar aquele empurrão para 2011.

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Feliz Natal!

... fique um tempo
a sós com Deus,
converse com Ele
sobre seus planos
e confie no poder
do Seu infinito amor.
Desejo à você e todos
os seus um Natal
cheio de amor e luz!

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Natal - Floquinhos de Neve em Crochê!

(foto do blog da Sarah London)

Sua árvore ainda não está com aquele ar europeu ou norte-americano? Neva muito lá, mas faz sol a rodo aqui. Que tal fazer rapidinhos uns floquinho e salpicar aqui e ali pela árvore? A idéia e passo a passo estão no blog da australiana Sarah London, clique aqui, afinal a Austrália também está no Verão.

Crochê - Blusa de Um Ombro Só!
Talvez já não dê mais tempo para fazer esta blusa para presentear, mas é uma ótima opção para as férias a sugestão dada pelo blog Pink Rose Crochet, clique aqui.

Natal - Culinária!
. Bolo de Natal - Ontem quem assistiu ao Sabor de Vida, viu a artesã Vera Brugin, lá de Serra Negra, além de trabalhos lindissimos e da bela família que ela mostrou, viu também a confecção de um belo bolo de natal que leva só uvas passas e nozes picadas e uma bela calda de chocolate por cima, clique aqui para curtir esta receita de família,.

. Strogonoff de Nozes e Chocolate - Se tem uma receita que faz muito sucesso na casa da minha amiga Dona Eugênia e que eu adoro é esta aqui:
Ingredientes
300 gramas de chocolate ao leite picado (para fazer o papel de carne)
200 gramas de nozes picadas (para fazer o papel dos cogumelos)
Ou usar também bombons tipo sonho de valsa, picados.

Para o Molho (creme)
2 latas de leite condensado
2 latas de creme de leite sem soro
12 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 colher (sopa) de manteiga sem sal

Modo de Fazer: Leve ao fogo numa panela o leite condensado, o chocolate em pó e a manteiga, mexendo sempre até engrossar um pouco e começar a borbulhar. Tire do fogo, deixe esfrias um pouco e adicione o creme de leite misturando muito bem. Estando frio, acrescendo o chocolate picado e as nozes picadas, ou os pedaços de bombom. Leve à geladeira e sirva sempre gelado. Nhan .... nhan .... nhac.

Editando em 29-12-2010: Esta receita não é da Dona Eugênia, eu me enganei, é da Palmirinha dada em 11/12/007, clique aqui para a original que tem conhaque. Peços desculpas pelo engano, agradeço à Dona Eugênia por avisar-me do engano, e em breve estarei postando a receita da Dona Eugênia.

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Natal - Decoração Rápida!

(fotos do copo do vídeo do Jornal Hoje e da Guirlanda, do site da Purafibra
. Para a Mesa de Natal: E Barata .... isso mesmo ..... você não teve tempo e dinheiro para comprar um monte de objetos para decorar as mesas da ceia e do almoço de Natal, mas com o que tem em casa mais algumas coisinhas das lojas de R$ 1,99 você num instantinho dá jeito na situação com muito charme e criatividade. As sugestões foram dadas semana passada no Jornal Hoje pela artesã Leila Leite, clique aqui e mãos à obra. E o melhor, é que essas idéias poderão ser usadas também para o Ano Novo, apenas substituindo o tom dourado pelo tom prateado.
. E Para a Porta de Entrada?: Ainda dá tempo de fazer uma guirlanda se você tiver um bastidor de madeira e lãs nas cores natalinas. Eu recebi ontem a newsletter da Purafibra com esta idéia e amei. Então escrevi de volta e pedi à eles que colocassem no site para que pudesse dividir com vocês. Obrigada Sandra, valeu! Muito bacana esta sugestão para uma guilanda rápida e muito charmosa, clique aqui. Gente, em tempo, não deixe de fazer um tour completo pelo site, tem muita coisa bacana.

Natal - Lenços e Xales de Crochê!
Você ainda não desvendou os mistérios do Ponto Segredo? Essa talvez seja a sua última chance .... rs .... tô brincando. A Vitória Quintal esteve semana passada no Sabor de Vida ensinando à fazer xales e lenços com este ponto, clique aqui. Portanto, se você esqueceu de comprar alguma lembrancinha ou presente, aí está a oportunidade para um ótimo BBBR (bom, bonito, barato, Rápido) e na moda.

Natal - Vamos Embrulhar os Presentes com Furoshiki!
Pois é, nada como ser diferente e criativo e acabar se destacando entre os amigos e familiares pela beleza, cuidado e criatividade até mesmo na hora de embrulhar os presentes. A Letícia Yabiku também esteve na semana passada no Sabor de Vida dando dicas de como embrulhar os presentes em bonitos tecidos, clique aqui. Além do presente dentro, o tecido que irá o embrulhar acaba virando outro presente também.

Natal - Culinária!
Semana retrasada assisti uma aula de culinária da Gomes da Costa que amei pois tinha muitas dicas das quais quero destacar as 3 receitas abaixo que provei e aprovei, são uma dilícia:

Chantily de Limão!
. 2 colheres (sopa) de suco de limão
. 1 xícara (chá) creme de leite fresco gelado
. sal à gosto
. raspas de limão à gosto

Numa tigela junte o suco de limão, o creme de leite e o sal. Bata com um batedor ou na batedeira até começar a encorpar (ponto de chantily mole). Junte as raspas e leve à geladeira para encorpar. Esta receita serve como patê ou até mesmo decoração de um prato salgado.

Bobó de Atum
. 400 gramas de mandioca limpa e cortada em pedaços de cerca de 2 cm
. 1,5 litro de água
. 2 colheres (sopa) de azeite
. 1 cebola grande picada
. 1 tablete de caldo de galinha
. 2 latas deatum sólido em óleo
. sal e milho de pimenta à gosto
. 1 colher (sopa) cheiro verde picado

. Cozinhe a mandioca em água fervente, por cerca de 10 minutos ou até que, espetando com um garfo na mandioca, ela esteja bem macia. Escorra e reserve a água do cozimento.
. Bata no liquidificador a mandioca com 2 xícaras da água do cozimento, até obter um creme homogêneo.
. Numa panela, aqueça o azeite e doure a cebola. Acrescente o creme de mandioca e o caldo de galinha. Cozinhe até dissolver o caldo.
. Junte o atum com seu óleo, corrija o sal e tempere com o molho de pimenta.
. Sirva bem quente, polvilhado com o cheiro verde e acompanhado de arroz branco ou arroz preparado com leite de coco.
Dica: O tempo de cozimento da mandioca vai variar de acordo com a mandioca. Para obter 400 gramas de mandioca limpa, compre cerca de 600 gramas de mandioca com casca.
Rendimento: 10 porções, tempo de preparo: 10 minutos, tempo de cozimento: 25 minutos.

Pão de Sardinha
. 1/2 xícara (chá) de leite (120 ml)
. 2 ovos;
. 1/2 xícara (chá) de óleo (120 ml)
. 1 lata de sardinha em molho de tomate
. 2 xícaras de farinha de trigo
. 1 colher (chá) de sal
. 1 cebola pequena picada
. 2 colheres (sopa) de azeitona preta picada
. 1 colher (sopa) fermento em pó
. orégano e pimenta calabresa à gosto
. nozes picadas ou gergelim para salpicar

Numa tigela junte o leite, os ovos, o óleo, a pimenta e o molho de tomate da lata de sardinha. Misture bem. Acrescente a farinha e corrija o sal. Misture novamente. Adicione a cebola, a azeitona e as sardinhas. Por fim junte o fermento. Despeje a massa numa forma de bolo inglês pequena (22 x 11 cm) untada e enfarinhada. Polvilhe orégano e nozes picadas ou gergelim por toda a superfície da massa. Asse em forno médio (180 graus) por cerca de 40 minutos. Desenforme e sirva morno ou frio. Rendimento: 10 porções, tempo de preparo de 15 minutos, tempo de cozimento: 40 minutos.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Natal - Fuxicando um Papai Noel

(foto do blog Babados & Cia)

Que tal "ajuntar" a criançada e com aqueles restinhos de retalhos fazer um belo Papai Noel? Ou até mesmo fazer uma lembrancinha charmosa de última hora. A sugestão bacana postada recentemente pelo blog Babados & Cia. traz o passo o passo para você não se perder pelo caminho, clique aqui. Além disso, a forma de fazer pode ser adaptada para outros personagens como a mamãe Noel, anjinho, palhacinhos e outros. Para não perder.

Natal - Culinária - Como Calcular A Quantidade de Comida e Bebida!
Então, todo o Natal e Ano Novo é sempre a mesma coisa, a mulherada faz aquele montão de comida para agradar a todos os gostos e no dia seguinte e também nos subsequentes, o "sobrô d´onté" reina absoluto dentro da geladeira. Uma reportagem semana passada do Jornal Hoje mostrou dicas importantes de como calcular de forma à não faltar, e também para não desperdiçar, clique aqui para ver o vídeo. De quebra também dá uma receita de farofa bem especial.

Natal - Culinária!
Que tal coisas práticas, novas e deliciosas para as suas festas? Vamos lá:
. Rocambole de Massa de Pastel - É isso mesmo, a massa não serve só para fritar, mas como também outras utilidades, como esta sugestão apresentada no Sabor de Vida, clique aqui. Você não só pode fazer a sugestão de recheio dada na receita como fazer outras, entre doces e salgadas. Eu ainda não fiz essa receita, mas há uns anos atrás de vez em quando em casa faziamos canelone com a massa do pastel e ficava muito 10.
. Bolo Mousse Cappuccino - Inove também com esta receita dada recentemente no TV Culinária, clique aqui.

Natal - Culinária, O que Fazer com o "Sobrô D´Onté"!
Como diria a Ana Maria Braga sobre as sobras, o sobrou de ontem não deve ser desperdiçado mas repaginado, reciclado, reaproveitado. Então que tal dar uma olhada nas receitas da Dona Palmirinha na matéria especial da Veja São Paulo? Clique aqui e descubra com reviver o bacalhau e o panetone.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Natal - Chocotone de Toalhas!

(foto de propriedade do blog Banho Doce de Eliná Silveira)

Idéia charmosa foi dada pela artesã Eliná Silveira no Tudo Artesanal do Peter Paiva (TV Aparecida), clique aqui. Você pode bordar as toalhas e montar um pacote como se fosse um panetone ou chocotone, dependendo das cores. Inclusive a Eliná tem um blog, o Banho Doce, mostrando seus trabalhos com toalhas e transformá-las em embalagens "comestíveis" deliciosas, clique aqui e não deixe de conferir todas as fotos ..... simplesmente imperdível como os rocamboles acima. Trabalhos lindos e delicados. Além das toalhas, seus sabonetes são fofinhos e dificeis de resistir, e alguns deles são embalados usando a ténica do furoshiki. Aliás ontem ele mencionou o trabalho dela no Sabor de Vida, e quem sabe, o programa da Bete e da Dora não se animam e a convidam para uma aula. Vamos pedir? Escreva para sabordevida@tvaparecida.com.br

Natal com Reciclagem!
Muito bacana a idéia apresentada pelo blog Contos de Outono utilizando a reciclagem, clique aqui.Partindo da idéia de dar de presente receitas prontas ou semi-prontas em potes de vidros mencionados aqui recentemente, como as de biscoitos ou de bolos, e para ficar mais charmoso, você pode adicionar uma forminha temática ou cortador.

Natal - Em Crochê!
. Lenço - Que tal dar de presente um presente feito por você, simples e de bom gosto, que a pessoa (no caso mulher) vai usar sempre? É a sugestão dada pela artesã Angèlica patrocinada pela Círculo em aula recente no Ateliê na TV, clique aqui. Embora já tenha dada uma sugestão de lenço aqui há pouco tempo, aquela da Vitória Quintal em ponto segredo, aqui a peça é confeccinada em crochê porém com pontos alto duplo e fantasia. Não deixe de conferir.
. Pulseiras - Matéria do Jornal Hoje achada pelo blog da Vovô Baísa, clique aqui. E a Coats Corrente Brasil tem o caminho das ìndias para você fazer as suas, clique aqui.

Natal - Culinária!
. Creme de Papaya com Licor de Cassis - Ideal para o verão é prática porque leva apenas 3 ingredientes (sorvete de creme, papaya e o licor), rápida porque bate no liquidificador, e você pode deixar pronta na geladeira para o almoço de natal, a receita você confere no Cybercook, clique aqui.
. Torta Papaya com Cassis - Mas se você quiser algo mais encorpado, não deixe de conferir esta dica da Cátia Fonseca do Mulheres, clique aqui;

Primeiro Festival do Tricô!
O Aeliê na Tv já anuncia em seu site que reunirá as 3 mais conhecidas tricoteiras do Brasil, Vitória Quintal, Claudia Maria e Márcia Bergantin no início de abril de 2011 para um festival tipo workshop em um hotel em Campos do Jordão. Interessada? Então clique aqui para ver os detalhes.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Bordado Vagonite para o Natal - Fui Eu Que Fiz!

(scan dos bordados e bordados feitos por mim)

Bordei 2 conjuntinhos de toalhas branco de lavabo usando gráficos que achei pela net, mas como não eram inspirados no Natal, adaptei para a época usando as cores natalinas verde, vermelho e amarelo terra (que faz a papel da cor dourada) e o resultado ficou muito bom e delicado.

Patchwork Para o Natal!
. Árvore de Natal em Feltro - Boa dica dada ontem pela artesã Priscila Cunha no Sabor de Vida, clique aqui;
. Árvore de Natal Estrelas de Tecido - Outra boa dica dada desta vez pela artesã Vivi Prado, também no Sabor de Vida, clique aqui;
. Suplá de Corações em Tecido - Peça delicada desenvolvida pela artesã Regina Moreno no Sabor de Vida, clique aqui.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Natal - Culinária!

. Presenteie com "Cookies in Jar" ou Biscoitos Para Fazer em Potes de Vidro: Isso mesmo que você leu. Você faz uma parte do presente, coloca num pote de vidro e seu amigo irá terminá-lo. A dica bacana foi postada em 24/11/2010 no blog da loja Barra Doce, clique aqui. Os "Cookies in Jar" são potes contendo todos os ingredientes secos de uma receita de cookie, e quem recebe o pote só tem que misturar acrescentando os outros ingredientes liquidos e pastosos que faltam, como manteiga, ovos e essência, e assar. Para tanto você vai precisar de um vidro grande bem lavado e esterilizado (a postagem explica como fazer), os ingredientes necessários, incluindo os confeitos para decorar, a receita completa para ir junto dizendo o que ainda falta fazer e muita criatividade para enfeiter o pote. Na postagem de 30/11/2010 do blog Barra Doce, clique aqui, há uma receita detalhada de um cookie de Natal e de como organizar os ingredientes dentro do pote para deixá-lo bem charmoso. Se você for presentar várias pessoas, é muito importante fazer uma receita por vez para não alterar o resultado final. É uma idéia diferente e muito charmosa, não acham.
. E Que Tal a Mesma Idéia ... mas com Bolo? E a primeira coisa que me veio a cabeça foi a de umas receitas dadas num programa da Palmirinha em 18/02/2008, clique aqui, para mistura pronta de bolo de caixinha simples, de chocolate e outros mais. Você pode fazer o mesmo, num pote colocar os ingredientes secos junto com a receita completa e dizendo o que falta fazer. Ou também, sabe aquela sua receita de bolo que todo mundo adora e pede a receita para você? Taí uma boa surpresa, mas precisa ser no mesmo esquema, ou seja, pegar todos os secos do pote, colocar numa tigela e adicionar os líquidos e botar para assar.

De qualquer forma, mesmo que não for para dar de presente, é também uma ótima sugestão para adiantar o expediente em casa. Pois já tendo em pote todos os ingredientes misturados de uns 3 bolos diferentes, ou de biscoitos diversos, facilita bastante nos momentos de correria, sem ter que apelar para produtos industrializados. Caseiro e muito gostoso. Agradeço à Barra Doce pelas ótimas dicas.